sábado, 28 de junho de 2014

A importância do Backup

Sempre pensamos “Isso nunca vai acontecer comigo”, até que um dia acontece!


Recentemente perdi as fotos dos meus trabalhos que estavam no cartão de memória, eram muitas fotos, fiquei arrasada!  E quem já passou por isso sabe muito bem do que estou falando!
Fui deletar algumas fotos e de repente foram excluídas todas. Infelizmente essas coisas acontecem com mais frequência do que imaginamos. Então devemos nos prevenir para evitar que isso ocorra.
A seguir estão algumas dicas:

Sempre fazer backup: Devemos sempre ter cópias dos arquivos, seja em cd, pendrive, hd, até mesmo deixar em nuvens como onedrive. Porque, as vezes, deixar só no computador também não é seguro.
Ter cartões de qualidade e mais de um cartão: Cartões de boa qualidade são mais confiáveis e duráveis.
Cuidados com o cartão de memória: Guardar o cartão com a proteção, não tocar nos contatos, não deixar cair, tirar/colocar com a câmera ligada.
Remova o cartão do PC depois de ejeta-lo: As portas USB têm energia elétrica e assim como na câmera podem danificar o cartão se removido enquanto está sendo usada.
Não edite a foto original: Antes de editar faça uma cópia, pode ser que depois precise dela.
Organize suas fotos: Separar fotos pessoais das de trabalhos é muito importante para saber o grau de importância de cada uma delas.

E se mesmo assim acontecer alguma coisa, existem programas de recuperação de arquivos, dependendo como os arquivos foram deletados tem como recuperar. No meu caso consegui recuperar a maioria das fotos, não consegui 100% porque já tinha usado o cartão de memória. Mas é sempre válido usar as alternativas para recuperar os arquivos, mesmo se as chances forem pequenas.
Agora aprendi a lição, sempre que uso o cartão faço backup das fotos. Vamos cuidar bem de nossas fotos, porque para chegar ao momento de fotografar uma peça já trabalhamos muito nela e queremos guardar a imagem dos trabalhos que foram feitos com tanto carinho e dedicação! #FicaaDica

4 comentários:

  1. Fernanda, ótima dica. Que bom que conseguiu recuperar boa parte das fotos.
    Uma linda semana para vc. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia amada.
    Sumi, mas apareci, estava na correria, rs...
    Ótima dica, já perdi algumas fotos também e fiquei muito chateada.
    Bom final de semana, bem feliz e abençoado.
    Beijinh♥ carinhoso
    Raquel Fraga

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post ,quem nunca passou por isso ,eu faço backup inclusive do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda!!

    Isso aconteceu comigo duas vezes... uma vez com o pen drive onde estava minha monografia (só tinha cópia no computador do trabalho e era final de semana e tinha que continuar fazendo) e outra durante a minha viagem de lua de mel... E o pior é que nem estávamos com um computador... imagina só, fiquei arrasada!
    Mas ainda bem que tenho uma maridão analista de sistemas e ele deu um jeitinho pra mim... rsrs

    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo e ter deixado sua marca aqui no meu coração...♥