terça-feira, 13 de outubro de 2015

Outubro Rosa 2015

Outubro Rosa é celebrado com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos, e representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Este é câncer mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Para o Brasil, em 2015, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
• caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor;
• pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
• surgimento de alterações no bico do peito (mamilo)
• saída espontânea de líquido dos mamilos.
• Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Mulheres com risco elevado para câncer de mama são aquelas que:
• Tiveram caso na família de câncer de mama masculino;
• Tem parente de primeiro grau, como mãe, irmã e filha, que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos;
• Tem parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade. 
É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. 

Prevenção:
Prática de atividade física e alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal, estão associadas a um menor risco de desenvolver a doença: cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Além de estarem atentas ao próprio corpo, também é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos. A mamografia pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Se você não está nessa faixa etária, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e ajude a salvar milhares de vidas!
A prevenção é o ano todo e não somente no Outubro Rosa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo e ter deixado sua marca aqui no meu coração...♥